A história por trás das histórias

Um olhar sobre os bastidores do documentário “Farmacêuticos: Histórias de uma Vocação”

 

Em todo o Brasil, há mais de três mil municípios com população inferior a 20 mil habitantes e, em muitos deles, o acesso à saúde funciona de forma bem diferente dos grandes centros. Ao redor do país, o farmacêutico é o primeiro, quando não o único, contato da população com profissionais de saúde.

E foram esses profissionais que, com a ONG ImageMagica e apoio da Neo Química, deram forma ao documentário Farmacêuticos: Histórias de uma Vocação.

Fundada em 1995 pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ONG ImageMagica utiliza a fotografia como ferramenta para o desenvolvimento humano e a transformação social. De forma humanizada e criativa, seus integrantes percorrem o Brasil e alguns países do exterior documentando a realidade da população, principalmente, nas áreas da educação e saúde.

Porém, em todos os anos de existência, segundo André, havia um tipo de profissional da área de saúde que ele pouco havia conhecido.

Por isso, durante os dois últimos anos, o fotógrafo e sua equipe, com o auxílio da Neo Química, viajaram pelas cinco regiões do Brasil fotografando e documentando histórias de farmacêuticos que vão além da atenção básica, fazendo a diferença na vida da população nos locais onde vivem.

Evitando focar apenas no lado técnico da profissão, o documentário buscou reforçar o aspecto empático e humano que, nas comunidades dos 12 profissionais documentados, faz a diferença na vida das pessoas.

Em cidades, como São Miguel do Gostoso, Parazinho, Alto Paraíso, Cavalcante, Alenquer, Bananal, entre outras visitadas, pode-se perceber que o atendimento do farmacêutico vai muito além do balcão, destacando a verdadeira vocação em cuidar que se torna ainda mais perceptível devido à proximidade desses profissionais em relação à população.

Gravado ao longo de quase dois anos, o documentário relata a realidade vivida por grande parte dos profissionais ao mesmo tempo em que inspira a empatia e o cuidado, que são aspectos de grande importância para um acesso à saúde mais igualitário e de qualidade.

Confira aqui o resultado deste projeto feito para inspirar você e agradecer por sua vocação em cuidar!

Referências consultadas:

IBGE divulga estimativa da população dos municípios para 2020. IBGE.   Disponível em . acesso em  21  Fev.  2021

Site ImageMagica.  Disponível em . acesso em  21  Feb.  2021. 

Farmacêuticos: Histórias de uma vocação.  Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=ayk5z42VkVs>. acesso em  21  Fev.  2021

Relacionados

Quem se interessou por esse conteúdo, também se interessou por: